BLOG INTERATIVO
Justificativa
Incentivar
o acesso ao blog da escola;
Propiciar
temas escolares ao contexto atual dos alunos;
Integrar
saberes usando as TIC.
Objetivo
Este
blog deverá integrar saberes, possibilitando ao aluno um contato diferenciado com
as atividades escolares;
Aumentar
o interesse do aluno pelos conteúdos, aproximando assim a aprendizagem ao mundo
virtual.
Estratégias
- Criar uma rotina entre os professores, alunos e
coordenação para alimentar o blog de maneira diversificada;
·
Professores
divulgar o blog eemarianivea.blogspot.com.br
·
Deixar
atividades, textos ou algum comentário no blog para incentivar a leitura,
consulta e comentário;
·
Eleger
alunos para que tragam sugestões para postar no blog. As mesmas devem ser
encaminhadas ao Monitor da sala do acessa;
·
Fazer
cartazes que despertem a curiosidade dos alunos e no final colocar a mensagem:
- Quer saber mais?
·
Consulte
o blog: eemarianivea.blogspot.com.br
·
Enviar
datas de provas, pesquisas e outros para colocar no blog (incentivo: acesso ao blog);
·
Divulgar
fatos corriqueiros da escola no blog;
·
Postar
relação de retirada de livros mais lidos em 2014;
- Trabalhar com o aluno atividades como mapa
conceitual, slides, pôsteres, HQ, produção de texto: artigo de opinião,
crônicas, relatos, entre outros para postar no blog.
Avaliação
Observação
sobre as postagens que alimentam o blog e comentários dos alunos e professores
sobre as mesmas.
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CIDADANIA E BEM ESTAR
Justificativa
Devido ao alto índice de acidente de
trânsito e o aumento dos casos de Dengue e Leishmaniose nos primeiros
meses de 2014 no município, vimos a necessidade de conscientizar o aluno
a ser mais cidadão no ambiente em que vive, preservando a sua saúde e a saúde do
próximo.
Fica evidente então a importância de educar,
para que ajam de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente
e no futuro; saibam agir e respeitar os direitos próprios e os de toda
comunidade, tanto local como em qualquer ambiente que se encontre; e se
modifiquem tanto interiormente, como pessoa, quanto nas relações com o
ambiente.
Objetivo
Ø
Conhecer
e respeitar as leis de trânsito;
Ø
Diminuir
os efeitos nocivos do lixo como a dengue e leishmaniose;
Ø
Promover
a reciclagem;
Ø
Atentar
sobre o desperdício e o consumismo;
Ø
Promover
mudanças comportamentais em relação à cidadania, à saúde e ao bem estar.
Estratégias
Desenvolver
atividades multidisciplinares em relação à cidadania, à saúde e ao bem estar
como:
Ø Teatro, dança, , trabalhos artísticos
com reciclagem;
Ø Desfile com roupas recicláveis e
cartazes;
Ø Produção de música;
Ø Construção de maquetes;
Ø Produção de panfletos para
conscientização;
Ø Produção de jornal como produto final;
Ø Uso de textos em diferentes gêneros
textuais;
Ø Pesquisas e seminários;
Ø Levantamento de dados.
Avaliação
Ocorrerá
durante o percurso do projeto com o acompanhamento das ações e a finalização
junto à noite dos Talentos.
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PROJETO DE
LEITURA “LER E REFLETIR”
Justificativa:
O domínio da linguagem,
como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema
simbólico utilizado por uma comunidade lingüística, é condições de
possibilidades de plena participação social. Pela linguagem todos se comunicam,
têm acesso à informação, expressa e defendem pontos de vistas, partilham ou
constroem visões de mundo, promovem cultura.
Logo:
ü
A
leitura proporciona ao aluno ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
ü
Permite
o conhecimento científico, cultural e histórico;
ü
Leva
ao contato com as manifestações artísticas da linguagem e outras;
ü
Provoca
nos jovem a reflexão sobre suas ansiedades e expectativas;
ü
Dar
acesso aos demais conteúdos curriculares;
ü
Ampliar
as possibilidades de o estudante reivindicar seus direitos de cidadão.
Objetivo:
Proporcionar aos jovens o contato com
textos de diversos gêneros, criando um ambiente prazeroso através da leitura e
interpretação, despertando no mesmo o hábito pela leitura.
Estratégias:
Leitura semanal coma utilização de textos
de: jornais, revistas, livros e internet. Será feita a leitura do texto pelo
professor e análise junto aos alunos,
onde refletirão sobre a mensagem obtida através dos mesmos.
Avaliação:
Será diagnosticada,
através da observação direta e haverá retomada do processo sempre que se fizer
necessário.
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PROJETO
“LITERATURA EM MINHA CASA”
Justificativa:
Mostrar
aos alunos as infinitas possibilidades que surgem quando a leitura passa a
fazer parte de nossas vidas.
Objetivo:
ü Estimular os alunos a lerem poesias,
contos crônicas entre outros;
ü Proporcionar aos alunos cultura
através de diverso gêneros textuais e colaborar na formação do cidadão e da
família.
Estratégia:
ü Organizar maleta viajante com diversos gêneros textuais para leitura em
família aos finais de semana.
Avaliação:
Acompanhar a
participação dos alunos no empréstimo da maleta.
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PROJETO
“NOITE DE TALENTOS”
Justificativa:
No desenvolvimento
pessoal e coletivo é necessário que o lazer esteja presente, portanto a Noite
de Talentos vem proporcionar momentos para que isto se concretize e estabeleça
relações de amizade.
Objetivo:
ü Descobrir talentos na escola e
divulgar a comunidade as habilidades dos alunos;
ü Através de um trabalho extraclasse,
proporcionar lazer aos alunos e às famílias.
Estratégia:
ü Descobrir entre o corpo discente,
talentos musicais, dançantes, teatrais, entre outros;
ü Ensaiar com antecedência os talentos
descobertos;
ü Preparação do ambiente para
apresentação;
ü Apresentação das atrações.
Avaliação:-
Observar a
participação e colaboração de todos.
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Projeto de Grêmio Na
Escola
Descrição e Justificativa:
O
projeto será “implementado” para disseminar as noções de política, ética e
moral no educando, visando resgatar a cidadania política tão abalada no país.
A
importância dessa demanda é regatar o direito do voto, tão desacreditado na
sociedade contemporânea.
Os
benefícios a serem alcançados com o público – alvo é:
A importância do voto;
A transparência do processo político.
Objetivos:
Promover
no aluno a visão de que o grêmio é aberto a todo e qualquer discente no
ambiente escolar que demonstrar interesse pode ser um candidato em potencial.
Procedendo
dessa forma, após eleita uma das chapas concorrentes (a vencedora), conforme
normas vigentes na Legislação dos Grêmios e da Unidade Escolar, os demais
discentes passam a ter o papel de fiscais do processo político, acompanhando os
trabalhos propostos em campanha e nas apresentações em público.
Metodologia:
O
processo ocorrerá através de um processo de seleção dos alunos interessados e
aprovação de chapas e planos de atuação e proposta.
Durante
a primeira aula de cada professor, na semana da campanha, será lido um texto
sobre resgate da cidadania política e ética eleitoral, visando conscientizar o
aluno do seu papel político.
Após
a apuração dos votos, com um representante de cada Chapa concorrente, a chapa
vencedora será anunciada e empossada no primeiro dia Letivo consecutivo.
Avaliação:
A
avaliação será bimestral, com traço de metas para cumprimento das propostas.
Quantitativa: Avalia o número de ações propostas e
realizadas.
Qualitativa: Através de resposta de formulário
preenchida bimestralmente pelos chefes de classe na forma de amostragem.
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TÔ NA REDE
Objetivos:
- Propiciar aos alunos e professores a interação com
multimeios como recurso pedagógico;
- Desenvolver o conhecimento básico
de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
- Ampliar a capacidade de domínio
das novas tecnologias;
- Construir novas possibilidades de
aprendizagens significativas;
- Otimizar a utilização do
laboratório de informática na U.E.
Justificativa:
Ao perceber a
atual necessidade de organização de tempo e espaço com o objetivo de acompanhar
a dinâmica do mundo atual, a escola se propõe a escampar os projetos
apresentados por iniciativa de professores da escola, na área de informática,
já que disponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado pelos
alunos, em prol de uma aprendizagem de qualidade.
Metodologia:
- Agendamento antecipado para
utilização do laboratório de informática;
- Pesquisa direcionada aos
conteúdos propostos em cada disciplina (caderno do aluno e livro
didático);
- Grupos de alunos divididos
antecipadamente de acordo com o número de computadores;
- Os alunos serão orientados por
professores e monitor;
- O uso do laboratório será durante
a aula do professor;
- O registro será obrigatório;
- Os professores poderão ser
orientados sobre a utilização dos equipamentos durante o ATPC.
Avaliação:
Envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
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