quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROJETOS - 2014

BLOG INTERATIVO

Justificativa

Incentivar o acesso ao blog da escola;
Propiciar temas escolares ao contexto atual dos alunos;
 Integrar saberes usando as TIC.

Objetivo

Este blog deverá integrar saberes, possibilitando ao aluno um contato diferenciado com as atividades escolares;
Aumentar o interesse do aluno pelos conteúdos, aproximando assim a aprendizagem ao mundo virtual.

Estratégias

  • Criar uma rotina entre os professores, alunos e coordenação para alimentar o blog de maneira diversificada;
·        Professores divulgar o blog eemarianivea.blogspot.com.br
·        Deixar atividades, textos ou algum comentário no blog para incentivar a leitura, consulta e comentário;
·        Eleger alunos para que tragam sugestões para postar no blog. As mesmas devem ser encaminhadas ao Monitor da sala do acessa;
·        Fazer cartazes que despertem a curiosidade dos alunos e no final colocar a mensagem: - Quer saber mais?
·        Consulte o blog: eemarianivea.blogspot.com.br
·        Enviar datas de provas, pesquisas e outros para colocar no blog (incentivo: acesso ao blog);
·        Divulgar fatos corriqueiros da escola no blog;
·        Postar relação de retirada de livros mais lidos em 2014;

  • Trabalhar com o aluno atividades como mapa conceitual, slides, pôsteres, HQ, produção de texto: artigo de opinião, crônicas, relatos, entre outros para postar no blog.

Avaliação
Observação sobre as postagens que alimentam o blog e comentários dos alunos e professores sobre as mesmas.
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CIDADANIA E BEM ESTAR



Justificativa

            Devido ao alto índice de acidente de trânsito e o aumento dos casos de Dengue e Leishmaniose nos  primeiros  meses de 2014 no município, vimos a necessidade de conscientizar o aluno a ser mais cidadão no ambiente em que vive, preservando a sua saúde e a saúde do próximo.
             Fica evidente então a importância de educar, para que ajam de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e no futuro; saibam agir e respeitar os direitos próprios e os de toda comunidade, tanto local como em qualquer ambiente que se encontre; e se modifiquem tanto interiormente, como pessoa, quanto nas relações com o ambiente.


Objetivo

Ø  Conhecer e respeitar as leis de trânsito;
Ø  Diminuir os efeitos nocivos do lixo como a dengue e leishmaniose;
Ø  Promover a reciclagem;
Ø  Atentar sobre o desperdício e o consumismo;
Ø  Promover mudanças comportamentais em relação à cidadania, à saúde e ao bem estar.


Estratégias

Desenvolver atividades multidisciplinares em relação à cidadania, à saúde e ao bem estar como:
Ø  Teatro, dança, , trabalhos artísticos com reciclagem;
Ø  Desfile com roupas recicláveis e cartazes; 
Ø  Produção de  música; 
Ø  Construção de maquetes;
Ø  Produção de panfletos para conscientização; 
Ø  Produção de jornal como produto final;
Ø  Uso de textos em diferentes gêneros textuais; 
Ø  Pesquisas e seminários; 
Ø  Levantamento de dados. 

Avaliação

Ocorrerá durante o percurso do projeto com o acompanhamento das ações e a finalização junto à noite dos Talentos.

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                              PROJETO DE LEITURA “LER E REFLETIR”


 Justificativa:


O domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, e o domínio da língua, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade lingüística, é condições de possibilidades de plena participação social. Pela linguagem todos se comunicam, têm acesso à informação, expressa e defendem pontos de vistas, partilham ou constroem visões de mundo, promovem cultura.  Logo:

ü  A leitura proporciona ao aluno ampliar as possibilidades de comunicação e expressão;
ü  Permite o conhecimento científico, cultural e histórico;
ü  Leva ao contato com as manifestações artísticas da linguagem e outras;
ü  Provoca nos jovem a reflexão sobre suas ansiedades e expectativas;
ü  Dar acesso aos demais conteúdos curriculares;
ü  Ampliar as possibilidades de o estudante reivindicar seus direitos de cidadão.

Objetivo:

           
            Proporcionar aos jovens o contato com textos de diversos gêneros, criando um ambiente prazeroso através da leitura e interpretação, despertando no mesmo o hábito pela leitura.

Estratégias:

             
            Leitura semanal coma utilização de textos de: jornais, revistas, livros e internet. Será feita a leitura do texto pelo professor e  análise junto aos alunos, onde refletirão sobre a mensagem obtida  através dos mesmos.



Avaliação: Será diagnosticada, através da observação direta e haverá retomada do processo sempre que se fizer necessário.

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                                            PROJETO “LITERATURA EM MINHA CASA”


Justificativa:

Mostrar aos alunos as infinitas possibilidades que surgem quando a leitura passa a fazer parte de nossas vidas.


Objetivo:

ü  Estimular os alunos a lerem poesias, contos crônicas entre outros;
ü  Proporcionar aos alunos cultura através de diverso gêneros textuais e colaborar na formação do cidadão e da família.


Estratégia:

ü  Organizar maleta viajante  com diversos gêneros textuais para leitura em família aos finais de semana.


Avaliação: Acompanhar a participação dos alunos no empréstimo da maleta.


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                             PROJETO “NOITE DE TALENTOS”


Justificativa:


No desenvolvimento pessoal e coletivo é necessário que o lazer esteja presente, portanto a Noite de Talentos vem proporcionar momentos para que isto se concretize e estabeleça relações de amizade.

Objetivo:


ü  Descobrir talentos na escola e divulgar a comunidade as habilidades dos alunos;
ü  Através de um trabalho extraclasse, proporcionar lazer aos alunos e às famílias.


Estratégia:


ü  Descobrir entre o corpo discente, talentos musicais, dançantes, teatrais, entre outros;
ü  Ensaiar com antecedência os talentos descobertos;
ü  Preparação do ambiente para apresentação;
ü  Apresentação das atrações.



Avaliação:- Observar a participação e colaboração de todos.


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Projeto de Grêmio Na Escola


Descrição e Justificativa:

O projeto será “implementado” para disseminar as noções de política, ética e moral no educando, visando resgatar a cidadania política tão abalada no país.
A importância dessa demanda é regatar o direito do voto, tão desacreditado na sociedade contemporânea.
Os benefícios a serem alcançados com o público – alvo é:
 A importância do voto; 
 A transparência do processo político.

 Objetivos:

Promover no aluno a visão de que o grêmio é aberto a todo e qualquer discente no ambiente escolar que demonstrar interesse pode ser um candidato em potencial.
Procedendo dessa forma, após eleita uma das chapas concorrentes (a vencedora), conforme normas vigentes na Legislação dos Grêmios e da Unidade Escolar, os demais discentes passam a ter o papel de fiscais do processo político, acompanhando os trabalhos propostos em campanha e nas apresentações em público.


 Metodologia:

O processo ocorrerá através de um processo de seleção dos alunos interessados e aprovação de chapas e planos de atuação e proposta.
Durante a primeira aula de cada professor, na semana da campanha, será lido um texto sobre resgate da cidadania política e ética eleitoral, visando conscientizar o aluno do seu papel político.
Após a apuração dos votos, com um representante de cada Chapa concorrente, a chapa vencedora será anunciada e empossada no primeiro dia Letivo consecutivo.


 Avaliação:

A avaliação será bimestral, com traço de metas para cumprimento das propostas.
Quantitativa: Avalia o número de ações propostas e realizadas.
Qualitativa: Através de resposta de formulário preenchida bimestralmente pelos chefes de classe na forma de amostragem.

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TÔ NA REDE

Objetivos:

  • Propiciar aos  alunos e professores a interação com multimeios como recurso pedagógico;
  • Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
  • Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias;
  • Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas;
  • Otimizar a utilização do laboratório de informática na U.E.

Justificativa:

Ao perceber a atual necessidade de organização de tempo e espaço com o objetivo de acompanhar a dinâmica do mundo atual, a escola se propõe a escampar os projetos apresentados por iniciativa de professores da escola, na área de informática, já que disponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado pelos alunos, em prol de uma aprendizagem de qualidade.

Metodologia:

  • Agendamento antecipado para utilização do laboratório de informática;
  • Pesquisa direcionada aos conteúdos propostos em cada disciplina (caderno do aluno e livro didático);
  • Grupos de alunos divididos antecipadamente de acordo com o número de computadores;
  • Os alunos serão orientados por professores e monitor;
  • O uso do laboratório será durante a aula do professor;
  • O registro será obrigatório;
  • Os professores poderão ser orientados sobre a utilização dos equipamentos durante o ATPC.


Avaliação:

Envolvimento dos alunos nas atividades propostas.











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